terça-feira, 30 de novembro de 2010

ULTIMAS NOTICIAS 29/11


Bem, acabo de falar ao telefone com uma colega de CA.
Ela me repassou o que ficou deliberado no CEB do dia 29/11.

Repassou que o que ficou definido foi isso:

- O DCE decidiu não ir a reunião amanhã pela manhã às 9:30hr, tendo em vista que a ETUFOR não pode mais negociar nada.

- Decidiram ir para a Prefeitura tentar serem recebidos para marcar uma audiência pública na próxima Quinta-Feira, 02 de dezembro na Faculdade de Direito

- DCE dará uma coletiva à tarde, amanhã , dia 303/11/2010

- Ficou deliberado que o DCE irá fazer os formulários. Só que, Não se sabe quando e Nem quando irão repassar esses formulários aos CA's.

Isso foi o que me foi repassado.
E assim repasso para que todos ficam a par da situação.

Quanto as carteirinhas metropolitanas serem limitadas:

Elas sempre foram limitadas.

Desde que foi implementada as carteiras de estudantes na região metropolitana de Fortaleza que não se tem MEIA PASSAGEM aos domingos e feriados.

O Libercard não limita essa meia passagem.

Só para ficar claro.
primeira  |  < anterior  |  próxima >  |  última


Nathan Matos Magalhães
Presindente do Centro Acadêmico Patativa do Assaré - Gestão Diálogos

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DCE-UFC questiona processo de emissão das carteiras estudantis


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) questiona o processo de emissão das carteiras de estudante 2011. Segundo Pedro Ribeiro, diretor da entidade, o DCE não concorda com o prazo para a entrega de formulários nem com o modelo da carteira de estudante que foi adotado.

O prazo estipulado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para entrega de formulários preenchidos pelos alunos é até esta sexta-feira, 26. Segundo Pedro, só ontem o DCE recebeu os papéis. Para ele, o prazo é muito curto para atender a todos os universitários. “Teríamos que atender mais de 1.500 estudantes por dia para garantir que todos façam o processo de emissão da carteira gratuita para 2011”, afirmou Pedro ao O POVO Online. Segundo ele, o DCE tem até o dia 10 de dezembro para entregar os formulários de todos os estudantes da UFC à Etufor.

O DCE informa ainda que a emissão dos documentos estudantis será financiada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus). No novo modelo a ser implantado, segundo Pedro, todas as carteiras trarão a bandeira da empresa Libercard. “Isto não foi colocado para os estudantes e precisa ser debatido dentro do movimento estudantil”, opina o diretor do DCE.

Com a implantação do novo sistema, as carteiras emitidas entre os anos de 2007 e 2010 serão bloqueadas. Segundo Pedro, o argumento utilizado é que alguns documentos emitidos neste período continuam sendo usados por pessoas que não são mais estudantes. “Não temos esse percentual. Isso é uma falha do órgão fiscalizador”. Na próxima quinta-feira, 25, o DCE faz uma reunião na sede da entidade, em que pretende apresentar o posicionamento dos alunos da UFC com relação à emissão das carteirinhas. “Queremos que esse processo ocorra da forma mais tranquila para os estudantes”, afirma Pedro.

De acordo com o presidente da Etufor, Ademar Gondim, todas as questões que envolvem o processo de confecção e emissão das carteirinhas - inclusive o calendário e financiamento do Sindiônibus - foram discutidos em reuniões com as entidades que representam os estudantes. O DCE, segundo Ademar, faltou às reuniões, por estar envolvido nas eleições para a escolha de sua nova diretoria. “Não pudemos ficar esperando o tempo do DCE para dar prosseguimento a um processo que atinge 400 mil estudantes”, afirmou Ademar Gondim ao O POVO Online.

Com relação ao apoio financeiro do Sindiônibus, Gondim explica que foi a solução encontrada pela Prefeitura de Fortaleza para garantir a confecção dos documentos. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação teve dificuldades em fazer o repasse da verba em virtude de uma ação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Por isso, a Etufor precisou do apoio financeiro do sistema de transporte urbano, que fará doações à Prefeitura.

“Ou fazíamos assim ou deixávamos os estudantes sem carteira”, disse Gondim. Ele não vê necessidade de os alunos se envolverem nas discussões sobre a verba destinada para a confecção dos documentos. “O financiamento não é assunto para os estudantes estarem preocupados. O compromisso de oferecer carteira gratuita aos estudantes é da Prefeitura”, enfatizou. Ademar Gondim acrescenta que a impressão da bandeira da empresa Libercard foi negociada apenas entre as entidades e a empresa. A Etufor não participou desse processo.

Ademar informa ainda que terá uma reunião com Clarisse Gomes, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFC, e com Custódio de Almeida, Pró-Reitor de Graduação da universidade para oferecer ajuda da Etufor no cumprimento dos prazos. “Nossa intenção é que os alunos não tenham mais a entrega prejudicada”, afirma. A meta da Etufor é que os alunos recebam as novas carteiras antes do prazo de validade das antigas, que é 30 de abril.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Sindionibus informou que não participa do processo de confecção das carteiras de estudante. O sindicato alegou que apenas faz a instalação da tecnologia utilizada nos coletivos para validar as carteiras como vale-transporte eletrônico, desconhecendo as etapas de fabricação das carteiras.

C.A.P.A. Informa 2

Ao longo desse mês de novembro, o C.A.P.A., a Gestão Diálogos, tem se articulado junto às instâncias da Universidade para promover melhorias no CH1, e trabalhando para a realização da Semana de Letras de 2011 como também a  I Semana da Poesia. Veja os últimos benefícios que CA tem realizado em pró do curso:

- Pinturas de acesso aos deficientes físicos nas rampas do Bosque Moreira Campos e Casas de Cultura estão sendo feitas;
- O processo de troca dos móveis do CA está em andamento;

- 8 ( oito ) cadeiras para canhotos chegaram na última sexta-feira (19/11/10) e mais chegarão por remessas;

- Bebedouro do térreo do Bloco Didático foi trocado por um novo;

- O CA está recebendo sugestões para Semana de Letras 2011, caso queira contribuir, por favor, use os meios de comunicação ou vá até o CA e deposite na urna a sua sugestão. 


Informes da Coordenação:

- A Coordenação fez o pedido de remoção do funcionário do laboratório de informática, e devido a isso, o laboratório poderá ficar fechado até o encerramento do processo;

-Vagas em disciplinas da Educação Física foram abertas para estudantes de letras para fomentar o interesse dos alunos a praticar esportes, além disso, servem como disciplinas optativas.

-
- As eleições para a coordenação do curso estão abertas. Professores em estado probatório podem pleitear a vaga.


IMPORTANTE

OS FORMULÁRIOS PARA AS CARTEIRAS DE ESTUDANTE JÁ SE ENCONTRAM NO DCE, PORÉM, NO DIA 23/11/10, QUATRO MEMBROS DO CA FORAM ATÉ O DCE PARA BUSCA-LOS, TODAVIA, ESSES FORMULÁRIOS, QUE GARANTEM O SEU DIREITO DE TER A CARTEIRA DE ESTUDANTE GRATUITAMENTE, FORAM IMPEDIDOS DE SER ENTREGUE PARA OS NOSSOS REPRESENTANTES PELO DCE,QUE É FORMADO PELA CHAPA 3. NO MESMO DIA 23/11, O DCE REUNIU-SE PARA DISTRIBUIÇÃO DOS CARGOS E DE COMO FARÁ A DISTRIBUIÇÃO DOS FORMULÁRIOS. FOI PROMETIDO QUE ESSES FORMULÁRIOS SERIAM ENTREGUES AOS CA’S NA DATA DE 24/11/10.



-

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

formspring.me

DÚVIDAS? http://formspring.me/Dialogos
Manifesto da estudante Jack Farias da Chapa 1 - DCE de Verdade sobre as eleições do DCE 2010.






Galera, só quero que todos fiquem a par que o Campus de
Quixadá ficou sem votar. Estamos no terceiro e último dia de eleições
para o DCE - UFC. Até agora Quixadá não recebeu nenhuma urna e não há
nenhuma previsão de receber. Ou seja: Quixadá Não Vai Votar.
Que Democracia é essa? Como é que deixam um campus inteiro da UFC sem
votar? Isso é uma vergonha. Inadmissível. A UFC no interior não é
diferente da em Fortaleza, a comissão eleitoral tem obrigação de garantir o direito dos estudantes de Quixadá de  votar.

Conto com o apoio de todos os estudantes da UFC que ainda acreditam em
democracia para trancar as urnas da eleição a partir de hoje a noite e só abrir depois que Quixadá tenha votado.

Nós, da Chapa 1: DCE de Verdade, levaremos essa discussão até as últimas consequências no CEB de apuração de amanhã, dia 12.

Pedimos a colaboração de todos os Centros Acadêmicos que puderem estar presentes neste CEB (Conselho de Entidades de Base).


lembrando que no Congresso dos Estudantes da UFC de 2010 garantimos que
o DCE representaria obrigatoriamente todos os campus da UFC; o interior
foi colocado no Estatudo do DCE. Os estudantes de Quixadá têm o direito de votar.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CARTEIRINHAS QUE SE ENCONTRAM NO C.A.PA.



                                                                                         

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
CENTRO ACADÊMICO PATATIVA DO ASSARÉ


CARTEIRINHAS QUE SE ENCONTRAM NO C.A.PA.

VALIDADE: Abril de 2007

Antonio Aroudo Carnaúba Junior
Aratuza Rodrigues Silva
Camila Beatriz Saldanha Maia
Christiana Araújo Rocha
Elebiana Rodrigues Feijão
Danielle Alves Martins
Débora Pinheiro Rodrigues
Elisandra Araújo Paiva
Eliza Raquel Nunes Girão
Fátima Regina dos Santos
Fernanda Oliveira da Costa Moraes
Francisca Eugenia Fernandes Pereira
Francisco Wilker Vieira de Paulo
João Alves de Lima Junior
Juliana Vicente chagas
Kercia Sombra Lima
Maria Rodrigues da Rocha
Maria Sheyla Chaves Taveira
Maria Valdirene Fragoso da Silva
Marília Nogueira Carvalho
Mércia Para Bezerra Pinheiro
Raquel de Lima Andrade
Rejane da Silva Andrade
Renata Oliveira Melo Lima
Renato Cordeiro Costa
Roberjania Pinheiro Evangelista
Sandra Ferreira Alencar

 VALIDADE: Abril de 2011

Antônio Alves da Silva Teixeira
Cícera Laiane Ribeiro Rodrigues
Isabela Mendes de Sousa
Rogério Ramalho Cabo


VALIDADE: Abril de 2010

Cláudia Irene Madeira Leitão
Eliedson Gonzaga Tavares
Francisco Ernaldo Pereira Martins
Idbol Aleindo de Sousa Lisboa
Josy Kardielly Soares Araújo
Lívia Raquel dos Santos Abreu
Maria Evanir da Costa Monteiro
Paula Cristina Prado Santiago
Tatiane Frota de Lima
Vera Lúcia Vaconcelos de Sousa

VALIDADE: Abril de 2009

Joelma Nunes Mendes
José Everardo Abreu Gadelha
Luiz Klelder Farias  Cardoso
Maria Vilzimar Furtado Ribeiro Aquino
Sônia Patrícia Florentino da Silva

VALIDADE: Não discriminado

Francisca Neidiane Alves de Carvalho
Francisca Nobre de Lima