sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estudantes exigem segurança no Campus do Benfica / O POVO online

Alunos vivem cotidiano de insegurança no Campus do Benfica, da UFC. Relatos vão de sequestro-relâmpago a tentativa e estupro
20.05.201101:30


O local deveria ser de produção do conhecimento e convivência harmoniosa entre os estudantes e a sociedade. No entanto, o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem se tornado espaço inseguro. Especialmente na área 1 do Centro de Humanidades (CH1), onde estão as Casas de Cultura e o curso de Letras. Lá, nas últimas semanas, segundo os estudantes, houve casos de assaltos, sequestro-relâmpago e até tentativa de estupro. 

Os atos de violência não têm hora para acontecer. Durante o dia ou à noite, os estudantes temem ser surpreendidos. “Um amigo meu foi assaltado dentro do bloco didático de Letras. Ele estava fazendo um trabalho, quando foi abordado por um cidadão armado”, relata o estudante do nono semestre de Letras, Emanuel Lessa, 29, diretor do Centro Acadêmico Patativa do Assaré, do mesmo curso. O assalto ocorreu por volta das 17h30min. Levaram notebook e a carteira do aluno.

Sequestro-relâmpago
Outro dia, à noite, Emanuel conta que uma aluna da Casa de Cultura Alemã estava indo embora, quando foi surpreendida por um sequestro relâmpago. “Fizeram a menina ir até o Centro. Levaram o laptop dela e dinheiro”, acrescenta. Na semana passada, houve uma tentativa de sequestro em um dos banheiros do CH1. O estudante Hernani Gomes Farias da Silva Júnior, 20, que estava próximo ao local, conta que viu uma jovem falando alto e esmurrando as costas de um rapaz.

“Pensei até que fosse briga de namorado. Quando ele saiu correndo, ela me avisou que ele tava mexendo com ela. Até sai correndo atrás dele, mas não consegui pegá-lo”.
Para os estudantes, a facilidade de entrar no Campus deixa o espaço mais perigoso. “É um entra-e-sai o dia inteiro. É muito fácil acontecer algo aqui”, reclama o estudante do sexto semestre de Letras, Nathan Magalhães, 26. Eles criticam ainda a falta de iniciativas eficazes. “Temos sugestões como câmeras de segurança, multiplicação de vigilantes e melhorias da iluminação”, enumera.

Para coibir atos de violência, de acordo com a Pró-reitoria de Administração, foi lançado o serviço “Ligue UFC Segurança”. Em casos suspeitos, os frequentadores do Campus podem ligar para o número 3366 9190. Os estudantes, no entanto, classificam a iniciativa como ínfima. “Não adianta de nada. Eles só chegam depois que o assalto acontece”, criticou uma estudante que preferiu não se identificar.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
No mês passado, O POVO mostrou casos de violência no Campus do Pici, da UFC. Nas últimas semanas, a insegurança tomou conta do Campus do Benfica, principalmente na área 1 do Cento de Humanidades

SAIBA MAIS

Na edição de 14 de abril, O POVO mostrou casos de violência nos campi do Pici e do Porangabussu. No início de abril, um aluno dá área de Tecnologia sofreu sequestro relâmpago de dentro do Pici.
 
No dia seguinte, um estudante de Engenharia Civil e policial militar foi detido após ameaçar, com uma arma, estudantes, também no Pici. Dias depois, no Porangabussu, um aluno de Medicina passou por sequestro-relâmpago.
 
No Pici, de acordo com o pró-reitor de Administração, Luis Carlos Saunders, além da presença do Ronda do Quarteirão, a recuperação da iluminação já foi assegurada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Também estão sendo feitos serviços de capinação e poda das árvores. A presença da PM no Porangabussu ainda precisa ser acertada com os cursos do campus.

Gabriela Meneses
gabrielameneses@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário