quinta-feira, 5 de maio de 2011

NOTA EXPLICATIVA


Caros amigos de curso,

Vimos por meio desta nota explicar os últimos fatos que ocorreram no CH1. Hoje, dia 05 de maio de 2011, quando o aluno Nathan Matos e também presidente do Centro Acadêmico de Letras chegou ao Centro de Humanidades I, um aluno o chamou para conversar e disse-lhe que mais um aluno teria sido assaltado neste mesmo dia às 10:00 Hrs da manhã no Bloco Didático. Nathan tentou colher mais informações sobre o ocorrido e o que foi apurado até agora é que não se sabe se isto é uma informação verídica ou se são apenas boatos.

As informações verídicas de que o C.A.P.A – Gestão Diálogos tem conhecimento são as seguintes:
1º) Em abril, dois alunos que estudam na Casa de Cultura Alemã foram seqüestrados. Ambos foram rendidos no estacionamento que fica atrás do Bloco Tupinambá e foram levados até o cento da cidade e lá obrigados a abandonar o carro e seus pertences. 

2º) O último caso de insegurança ocorreu no dia 04 de maio de 2011, na última quarta-feira, com o aluno do Curso de Letras Jesus Ximenes. O mesmo foi abordado no corredor do andar superior do Bloco Didático por um desconhecido que estava de porte de uma arma. Rendeu o estudante até uma sala e o obrigou a dar celular, netbook e uma certa quantia em dinheiro. O assaltante mandou que Jesus ficasse na sala enquanto o mesmo fugia. Jesus nos relatou que o ladrão teria por volta de 1,70m, moreno, estaria de boné e de sandália havaiana e estava com uma blusa preta. Jesus realizou o procedimento com o Boletim de Ocorrência junto a Polícia Militar. 

Hoje, dia 05 de maio de 2011, alguns integrantes do C.A.P.A. tiveram uma reunião com a Professora Fátima Costa, Diretora do Centro de Humanidades para que uma solução emergencial fosse realizada. Por à postos mais vigilantes enquanto não se toma uma solução. Para os desinformados, retirando os 4 vigias do CH que ficam nas 4 entradas existentes, apenas 1 vigilante faz a ronda durante todo o dia. Solicitamos que a solução emergencial fosse o aumento de vigilantes, não somente por causa da realização da Semana de Humanidades, mas que isso se torne uma prática constante. A tarde já foi possível ver 4 vigilantes rondando o CH, fora os 4 vigias que ficam nas entradas. Desde já deixamos bem claro, que isso foi algo emergencial e o C.A.P.A. – Gestão Diálogos entende que esta não pode ser a única resolução.

Temos que nos unir e chegar a uma solução. Tendo uma solução em mãos, teremos que lutar por ela até o fim. Desde já solicitamos a presença dos alunos e do corpo docente no ato que o Centro Acadêmico estará realizando nos próximos dias. É muito bom que os professores e os alunos se unam neste momento para reivindicar um direito de todos: SEGURANÇA.

Nathan Matos Magalhães
Aluno do 6º Semestre do Curso de Letras da UFC
Presidente do Centro Acadêmico Patativa do Assaré

Um comentário:

  1. Nathan, quando você tiver uma posição sobre o horário da manifestação, me avisa. Na segunda, só estarei no Bloco às 14h. Apoio com louvor a decisão de fazer uma manifestação com relação a essa insegurança, principalmente quando sabemos que os novos guardas só serão mantidos durante o evento. Esperamos que não seja assim, mas é o que provavelmente acontecerá. Devemos mostrar realmente nossa preocupação com nossa própria integridade. E acho que os alunos deveriam chegar com sugestões também, não ficarem simplesmente esperando uma atitude do C.A.P.A., e contestando as sugestões dos outros alunos. Vamos nos unir sim, só assim mostraremos que temos voz, e não só isso, que temos poder de escolha.

    Jéssika Anastácio
    Aluna do 4º Semestre do Curso de Letras da UFC

    ResponderExcluir